A lousa interativa é um recurso multimídia criado para que os seus professores tornem as aulas mais dinâmicas e interessantes. Em termos técnicos, pode-se dizer que ela é uma tela magnética que funciona em total interação com o computador. Dessa forma, todo o conteúdo da aula pode ser projetado e, depois, manipulado por meio de canetas especiais, sendo possível utilizar duas canetas simultaneamente, em toda a área ativa da lousa interativa. Além disso, oferece outras possibilidades, que a tornam um instrumento praticamente ilimitado.
A rede municipal de ensino dotou todas as suas unidades com a ferramenta, que agora chega também às creches. Uma experiência extremamente positiva foi registrada na Creche Ferdinando Melchioretto, no Parque Residencial do Redentor. “Percebemos que a interatividade das crianças ultrapassou nossas expectativas a cada ação, a cada movimento acompanhado pela monitora. É uma ferramenta que poderá proporcionar grandes avanços”, comenta a diretora da creche.
Com a caneta especial, é possível escrever na tela e operar qualquer software que esteja em funcionamento. Com isso, o professor pode fazer anotações sobre tudo o que estiver sendo projetado, capturar exemplos na internet, mostrar imagens e vídeos, realizar experimentos simulados e muito mais.
A implantação da lousa digital também é parte integrante do processo de modernização do sistema de ensino de Porto Ferreira, assim como sua reorganização e reestruturação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal