Durante a Semana Nacional do Trânsito, a Foz do Brasil e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sud Mennucci realizaram a distribuição de folhetos educativos na região central da cidade. O folheto produzido para o Projeto Cidadania em Trânsito contém dicas sobre limites de velocidade, uso do cinto de segurança, sinalização, manutenção de veículos, entre outras.
O Projeto Cidadania em Trânsito, desenvolvido pelo servidor público Manuel Carlos Pereira, visa conscientizar a população da importância da segurança no trânsito e da responsabilidade de cada um. Desde o início do projeto a Foz firmou parceria por acreditar no tema e estar envolvida diariamente no trânsito da cidade, através das obras que são realizadas.
Para realização do evento, a Diretora da EMEF, Carla Regina Calícia Silva, solicitou o apoio da Foz e da Guarda Municipal, garantindo a segurança de todos os alunos envolvidos. Os motoristas que passaram pela rua Dona Balbina, foram direcionados a uma faixa criada no lado esquerdo da via, onde receberam os folhetos das mãos dos jovens alunos.
“O trabalho desenvolvido na prática reforça o que foi ensinado na sala de aula, e estimula o aprendizado. Além disto, vivenciar o que se está aprendendo faz com que os alunos multipliquem a informação. Nossa parceria com a Foz já está consolidada e esperamos que perdure” afirmou Carla Calícia.
Durante a abordagem, alguns alunos também solicitaram e incentivaram o uso do cinto de segurança, para aqueles motoristas que estavam sem este importante equipamento de prevenção. O uso do cinto de segurança era comemorado e aplaudido pelos alunos, que se dividiram em grupos para repassar as informações aos motoristas.
A ação contou com o apoio do Guarda Municipal Adriano Cordeiro e do Técnico em Segurança do Trabalho da Foz – unidade Porto Ferreira, Tiago Bruzasco. “Ações como esta são de extrema importância, pois reforçam a necessidade de atenção em nossos pequenos atos do dia-a-dia. Além disto, o trabalho realizado pelos jovens é sempre multiplicado, pela facilidade que eles têm de divulgar o que aprendem” afirmou Tiago.
Fonte: Foz do Brasil