Após dois anos da realização do 4º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, instituído pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT na qual participou da conquista de importante premiação na “Categoria Escola”, a Professora Ferreirense da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Carlos Jenifer Angélica Gonçalves Gatto, neste ano, foi novamente agraciada, desta vez, na “Categoria Professor”.
O CEERT é uma organização não-governamental de atuação nacional que anualmente premia projetos desenvolvidos em todo o Brasil comprometidos com o tratamento e a superação do racismo, da discriminação racial e de todas as formas de discriminação, intolerância e liberdade de crença.
O projeto vencedor, “Descobrindo a Minha Identidade e a Diversidade Cultural através das Cantigas de Roda, Brincadeiras e Contos Infantis”, desenvolvido em conjunto com a professora Sãocarlense Maria Claudete Minatel Francelin, recebeu em 11 de dezembro de 2012, no SESC Vila Mariana, na cidade de São Paulo, a distinta premiação durante o 6º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, pelo trabalho focado na abordagem das relações étnico raciais no cotidiano escolar, tendo como objetivos principais construir valores pautados no respeito às diferenças, ressaltar aspectos das diferentes culturas, contribuir para amenizar situações de conflitos e preconceitos presentes na sociedade e no ambiente escolar.
O evento contou com ilustres presenças de autoridades e personalidades envolvidas com o tema, a exemplo da atual Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros, da Diretora Executiva do CEERT Cida Bento e do Antropólogo e Professor da Universidade de São Paulo Kabengele Munanga.
“Nós, professores, não devemos silenciar esta questão dentro da escola, pois o silenciamento pode causar ainda mais preconceito e discriminação. Não podemos deixar com que os estereótipos se enraízem nas crianças”, diz a professora Jenifer Gatto.
Veja mais sobre o trabalho de Jenifer divulgado pelo site clicando no link abaixo:
http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2010/11/25/professora-jenifer-gatto-e-destaque-em-programa-do-canal-futura/