O Núcleo Municipal de Educação Infantil Professora Gladys Teixeira Faggian foi oficialmente entregue pela Administração Municipal nesta quarta-feira (19/12). Com a presença de familiares da homenageada, servidores municipais e comunidade, o prefeito Maurício Rasi destacou a importância da obra, que poderá abrigar a partir do ano que vem mais de cem crianças com idade de creche e pré-escola.
“Fico imensamente gratificado e até emocionado ao entregar mais uma obra gigantesca como esta, praticamente no encerramento do mandato. Tenho absoluta certeza de que as crianças a serem atendidas aqui terão atendimento de qualidade. Quanto à professora Gladys, deixo os meus agradecimentos e parabéns à família”, comentou o prefeito.
O vereador Carlos Teixeira (DEM) ressaltou de forma emocionada a história e o trabalho voltado à educação da professora Gladys. Carlos também destacou o trabalho do atual governo municipal não somente na área da educação, mas também em todas as áreas.
“Agradeço em nome de toda a família a homenagem feita a minha mãe”, disse Aline Josefina Faggian Galvão, filha da professora Gladys. Aline, que também é professora a exemplo da mãe, fez questão de lembrar a forma dos trabalhos pedagógicos utilizados na época em que atuava como docente.
A atual diretora do Departamento de Educação, Viviane Cristina Bortolotto Ribaldo, após ter feito apresentação do projeto do Pró-infância, fez a leitura da biografia da professora Gladys e citou a Administração como exemplo de seriedade.
Maria Cecília Gallo da Cunha Leme Rossi, ex-diretora do Departamento, hoje na Diretoria Regional de Ensino, marcou presença no evento. A nova unidade é dirigida pela professora Mara Lisa Marangoni de Barros.
O Pro Infância é um programa padrão do governo federal de assistência financeira aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.
O objetivo é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil públicas, especialmente em regiões onde são registrados maiores índices de população nessa faixa etária.
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro Infância) por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
Para ser atendido com o Pro Infância, é indispensável que os municípios estejam com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Ministério da Educação e que detenham título de dominialidade do terreno onde haverá a edificação, em consonância com a Portaria Interministerial nº 127 de 29 de maio de 2008.
As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa deverão priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.). Para tanto, deve-se considerar as orientações da Norma NBR 9050 da ABNT.
No ano de 2010 foram celebrados convênios para a construção de 628 escolas de educação infantil. Dentre estes, Porto Ferreira foi incluída. Para a implantação desta unidade no município, o governo federal liberou recurso da ordem de R$ 1,5 milhão.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal