Nos últimos dias 14 e 15 foi realizada pelo Departamento Municipal de Educação uma apresentação das diretrizes do Programa Ler e Escrever aos professores do 1° ao 5° anos das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da rede municipal. A apresentação do programa aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h, e no período da tarde, das 13h às 17h, na sede do Departamento de Educação.
O Programa Ler e Escrever, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Governo do Estado desde 2007, está sendo implantado a partir deste ano letivo nas escolas ferreirense. Ele tem como objetivo um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios. Constitui-se, desta forma, como uma política pública municipal que busca promover a melhoria do ensino da Rede Municipal, tendo como meta principal ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até 8 anos de idade (3º ano).
A apresentação foi realizada pelos coordenadores do Programa Ler e Escrever em Porto Ferreira: Mara Borodinas, Joseneide Déssia e Ricardo Bellini dos Santos, sob o olhar cuidadoso da diretora do Departamento de Educação, Maria Regina Nascimento Nery.
Pôde ser transmitida nessa reunião o que é considerada a maior preocupação do Departamento de Educação no momento: a qualidade da educação das crianças, e de uma forma bastante clara o convênio com o “Ler e Escrever” traduz esse anseio.
O Programa Ler e Escrever tem como uma de suas práticas educativas a utilização da Avaliação Diagnóstica e que ocorreu em todas as Unidades Escolares do Ensino Fundamental I no período de 18 a 22 de fevereiro. Foi realizada também a Avaliação Externa Provinha Brasil nos 3º anos do Ensino Fundamental. “Com isso, iniciaremos nosso ano letivo com dados concretos sobre a realidade atual da aprendizagem em que se encontram nossos alunos, visando proporcionar um programa inovador, contemplando o ensino de qualidade”, afirmou a diretora Maria Regina.
Fonte: AC