Mais uma vez a Câmara Municipal de Porto Ferreira debateu a questão dos estudantes de baixa renda que desejam fazer um curso pré-vestibular gratuitamente no município. O vereador Rômulo Rippa encaminhou junto ao plenário da Câmara Municipal a Indicação nº 48/13 no qual ele solicita a prefeita Renata Braga a criação de um curso pré-vestibular gratuito.
Segundo o vereador, o curso seria oferecido pelo Departamento Municipal de Educação dando a oportunidade capacitação para jovens e adultos que desejam prestar o vestibular de acesso a um curso superior.
Um curso preparatório ao vestibular (popularmente conhecido como cursinho ou cursinho pré-vestibular) é um tipo de curso realizado por estudantes brasileiros em conclusão no ensino médio ou por qualquer indivíduo que deseja submeter-se a tal prova.
Esse curso tem o objetivo de fazer o estudante rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos exames vestibulares como Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem.
A sugestão parlamentar foi enviada ao Executivo Municipal pela presidência da Casa de Leis, após a sessão plenária ocorrida na última semana.
Segundo a propositura de Rippa, muitos jovens e adultos tem o sonho de possuírem um curso superior, porém o ensino básico público não é suficiente para colocá-los em universidades públicas e ao mesmo tempo eles não possuem renda para manterem esses estudos em instituições particulares.
O vereador afirmou ainda que vê nos cursos pré-vestibulares gratuitos uma política pública mais satisfatória do que a política de cotas estabelecidas pelo governo federal.
“Esta é uma bandeira minha desde 2010. Por diversas vezes sugeri a criação do cursinho pré-vestibular a administração anterior, porém não obtivemos sucesso até então. Espero que em breve tenhamos boas notícias aos ferreirenses que desejam se preparar melhor para o vestibular, mas não tem condições de pagar um curso particular.”, afirmou o vereador Rômulo Rippa.