Mais Educação – Com adesão ao programa, escola tem recursos para tempo integral

A adesão ao programa Mais Educação é feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec) do Ministério da Educação.

As escolas pré-selecionadas têm o prazo até 30 de abril para validar a adesão ao sistema e passar a receber mais recursos para oferecer atividades em tempo integral. A meta do governo federal é atingir 45 mil escolas em 2013 e 60 mil em 2014.

Para completar o cadastro no Mais Educação, a escola precisa preencher todos os dados no Simec, como o nome do diretor da escola e demais exigências do projeto pedagógico.

A adesão implica a escolha de até cinco atividades nos macrocampos do programa, entre eles:
– acompanhamento pedagógico;
– educação ambiental;
– esporte e lazer;
– direitos humanos em educação;
– cultura e artes;
– cultura digital;
– promoção da saúde;
– comunicação e uso de mídias; –
– investigação no campo das ciências da natureza
– educação econômica.

“O MEC não abre mão do acompanhamento pedagógico. Este é obrigatório”, salienta Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação Integral do ministério. “Claro que queremos uma atividade intelectual que faça sentido com o que o aluno está estudando já. O tempo ampliado tem que trabalhar com isso.”

Após terminar a adesão no Simec, a escola encaminha as informações para a secretaria de educação de seu município. A secretaria pode fazer correções e adequações, que são validadas pela escola. Por fim, o documento chega ao MEC.

“É fundamental que as equipes da secretaria tomem conhecimento do programa Mais Educação e estejam atentas às informações no site do MEC. Estamos chegando a municípios muito pequenos do Brasil”, explicou Jaqueline. “Queremos pedir a colaboração das secretarias porque seguramente a perspectiva da educação integral precisa ser abraçada pelos municípios. O Mais Educação é uma estratégia do governo federal que vem dando frutos em vários munícipios”, completou.

Criação
O programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos do programa.

Fonte: MEC Assessoria de Imprensa

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