A sexta-feira vai ser de boas notícias para as cidades de Porto Ferreira e Jardinópolis, no interior paulista. Ambas terão inaugurações de novas escolas do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Em Porto Ferreira, a cerimônia de abertura será às 10h, na Rua Antonio Thomaz Pereira 700, no Residencial José Gomes. Já em Jardinópolis, será às 15h, na Rua Sônia Tavares dos Santos 342, no bairro Bom Jesus. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) e do Sesi-SP, Paulo Skaf, estará presente nos dois eventos.
As duas solenidades representam passos importantes para a consolidação do novo modelo educacional do Sesi-SP, iniciado em 2007 e que prevê a oferta de ensino fundamental em tempo integral, ensino médio articulado com a educação profissionalizante do Senai-SP e a construção de 70 escolas no estado. As unidades já entregues oferecem equipamentos modernos e ambientes amistosos para o processo de aprendizagem. Neste ano já foram inauguradas 13 unidades do Sesi nos municípios de Presidente Epitácio, Mococa, Tambaú, Guararapes, Votuporanga, Vinhedo, Americana, Bragança Paulista, Pirassununga, Descalvado, Jacareí, Avaré e Sumaré e duas do Senai-SP, respectivamente, em Ourinhos e Pompéia.
Em Porto Ferreira, a nova escola do Sesi- SP foi projetada com 12 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca, um laboratório de informática, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, uma sala multidisciplinar, uma sala de atendimento aos pais, cozinha com despensa e refeitório e quadra poliesportiva coberta.
A unidade, construída em terreno com 20,3 mil m², oferece ensino fundamental em tempo integral, o que permite que os alunos permaneçam nos períodos da manhã e tarde na escola realizando vivências complementares de esporte, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Dos 608 estudantes, 314 serão atendidos no ensino fundamental, sendo 225 matriculados em período integral. A escola também oferecerá ensino médio para 127 alunos e educação de jovens e adultos para 167 pessoas.
O Sesi-SP desenvolve seu próprio material didático, um diferencial da metodologia conhecida como sistema Sesi-SP de Ensino que engloba processos de aprendizagem e pesquisa. Essa concepção educacional parte da perspectiva de que toda criança ou adolescente é capaz de aprender se lhe forem oferecidas boas situações de aprendizagem.
Fonte: Agência Indusnet Fiesp