Dando sequência às comemorações do seu centenário, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sud Mennucci terá um novo ato oficial festivo na próxima terça-feira (06/05), aberto a toda população, a partir das 19 horas, no recinto da unidade escolar.
Este ano a escola vem realizando diversas atividades para marcar o seu centenário de fundação, comemorado no dia 16 de fevereiro.
Por determinação da prefeita Renata Braga, também foram anunciadas esta semana as obras de manutenção, no valor de R$ 278,7 mil, seguindo as normas do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
História
O tradicional estabelecimento de ensino foi criado em 7 de fevereiro de 1914, por meio de decreto. No dia 16 de fevereiro de 1914 iniciou suas atividades.
Os alunos eram separados por sexo conforme ainda se encontra registrado, em alto-relevo, na frente da escola: a ala dos meninos e a das meninas.
Somente em 1945 foram adotadas as classes mistas e, com a reforma do prédio, tal separação foi totalmente extinta e derrubado o muro que dividia o quintal de recreio para alunos de cada sexo.
Depois, o jardim existente no pátio entre as duas alas, e que tinha a forma da Bandeira Nacional, foi demolido e o local foi adaptado para práticas esportivas e manifestações cívicas.
O nome do estabelecimento passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau Sud Mennucci em 27 de janeiro de 1976.
Mesmo depois de 100 anos, o prédio é bem pouco diferente do período de sua construção. As janelas altas de madeira foram substituídas por vitrôs que ocupam o mesmo espaço. Na parte interna, o muro que dividia o galpão do recreio foi demolido e foram construídas a cozinha e várias salas.
No ano de 1997, após a municipalização das escolas, passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Sud Mennucci.
Hoje, a escola tem seu jardim na forma da Bandeira Nacional e conserva as características de sua inauguração.