A prefeita Renata Braga e a diretora do Departamento de Educação, professora Maria Regina Nascimento Nery, assinaram nesta quarta-feira (09/09) a renovação do convênio do programa Ler e Escrever, do Governo do Estado, para o ano letivo de 2016. Criado em 2007, o programa vem sendo implantado em Porto Ferreira desde 2013.
Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articulado que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos: “Guia de Planejamento e Orientação Didáticas para os professores, coletânea de atividades para todos alunos e livro de texto para os ingressantes e outros subsídios”. Constitui assim como uma política pública para os anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º) que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede municipal, em parceria com a rede estadual, por meio do Convênio Programa de Integração Estado-Município para o desenvolvimento de ações educativas.
Sua meta é ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até oito anos. A parceria entre o Estado e Município foi firmada no início de 2013 para as nove escolas do município de Porto Ferreira, com expectativa de atender, aproximadamente, 3,3 mil alunos, 168 professores e nove coordenadores para 2016.
O objetivo do programa Ler e Escrever é desenvolver as competências de leitura e escrita dos alunos por meio de formação continuada com a equipe técnica do Departamento de Educação, Joseane Alves Pinto e Joseneide Dessia, multiplicada para os coordenadores e professores da rede de ensino. Os educadores contam também com um material didático organizado para o planejamento diário do trabalho de alfabetização, com atividades de comunicação oral e práticas de leitura e escrita.
Fonte: Assessoria de Comunicação