A rede municipal de ensino de Porto Ferreira se destacou nos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2014, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação. A cidade obteve a melhor porcentagem nas cidades que estão em seu entorno.
A avaliação mostra o avanço do percentual de estudantes que melhoraram o nível de proficiência em Leitura, Escrita e em Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental.
A conquista foi celebrada pela prefeita Renata Braga. “Esse resultado é reflexo dos investimentos na educação, tendo como carro chefe a qualificação dos professores e a aquisição de materiais de apoio pedagógico. Todo esse trabalho tem rendido frutos, como mostram os resultados positivos em outras avaliações, como o Idesp e a Prova Brasil”, afirmou. “Parabéns aos estudantes e aos profissionais da nossa Educação”, completou a prefeita.
Aplicada em novembro de 2014, a prova demonstra que 71,43% dos estudantes da rede municipal atingiram os níveis esperados em Leitura; 94,44% em Escrita e 78,07% em Matemática. “Os dados comprovam que os investimentos que o Departamento de Educação vem fazendo desde 2013, quando foi implantado o Programa Ler e Escrever, Formação PNAIC e Orientações pedagógicas em HTPCs deram resultado, mas ainda há muito que avançar”, avalia Maria Regina Nery, diretora do Departamento de Educação.
Segundo ela, o município busca garantir a qualidade na sala de aula, com turmas de até 25 alunos; promover a formação específica para os professores dos 1º aos 3º anos e sistematização do acompanhamento da equipe pedagógica; fazer um mapeamento das hipóteses de escrita destes alunos, assim como aponta outros fatores que impulsiona a qualidade de ensino do município.
O Departamento também investe na formação do PEB II (professor de educação básica II), principalmente para os que atuam nos 6º anos, garantindo a continuidade dos conteúdos desenvolvidos pelos professores de 5º anos. “E, assim, com a introdução destas crianças em um novo tipo de organização didática, com disciplinas separadas e distribuídas por diferentes professores, buscamos minimizar os efeitos provocados principalmente no desempenho escolar. Nossa luta é chegar ao patamar máximo na excelência da educação”, finalizou Maria Regina.
Fonte: Assessoria de Comunicação