No último domingo, 30, a cidade de Florianópolis (SC) recebeu a principal prova de triathlon do calendário nacional. O Ironman Brasil 2010, única seletiva da América Latina para o Mundial de Ironman no Havaí, contou com 1650 atletas de 36 países que disputaram as 50 vagas oferecidas pela competição para o mundial.
A triatleta do Clube de Campo das Figueiras, Taísa Gentina, 23 anos, terminou a prova em 2º lugar na categoria 18/24 anos e conquistou uma das 50 vagas para o mundial. Porém a atleta não contava com esta classificação. Nos anos anteriores somente a 1ª colocada garantia a vaga e, para que ela fosse confirmada, é preciso pagar o valor da inscrição de US$ 550 dólares em dinheiro, na hora. Por isso Taísa passou o seu lugar no Havaí para a 3ª colocada que possuía os dólares exigidos pela competição. “Foi uma surpresa muito grande meu resultado. É a primeira vez que faço uma prova como esta e não sabia direito o esquema das vagas. Este ano tinham mais meninas inscritas, por isso foram oferecidas duas vagas. Só fiquei sabendo quando não dava mais tempo de correr atrás dos dólares para a inscrição e tive que abrir mão da vaga”, diz Taísa.
A atleta que esperava terminar a prova por volta de 11h45min completou os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida com 11h02min e liderou a prova até o fim do ciclismo. Agora Taísa vai tentar se inscrever para o Ironman Brasil 2011. “Eu quero viver novamente a emoção de largar com o sol nascendo, correr vendo ele se pôr e entrar no tapete azul para a chegada. Ano que vem espero diminuir ainda mais o tempo e estar preparada caso conquiste mais uma vez a vaga”.
Taísa agradece a todo apoio oferecido pelo Clube de Campo das Figueiras, especialmente ao Nando Gentil, Du Dias, Prof. Fernando Filla, seus pais e irmão que muito ajudaram para esta conquista.