Esta semana a equipe da academia do Clube de Campo das Figueiras está esclarecendo e divulgando as dúvidas que a maioria dos praticantes de atividade física tem. Confira:
1 – Sinto dores nas canelas depois de correr. O que fazer para aliviar o problema?
Essa dor também é conhecida como canelite. É comum em quem corre e esta relacionada ao alto impacto repetido da corrida, que gera microtraumas no osso. Mas também existem outras causas, como calçados esportivos sem amortecimento adequado, sobrecarga nos treinos e desalinhamento dos pés ao correr (maior utilização da parte de fora ou de dentro dos pés). É preciso dosar bem o programa (intensidade, frequencia e duração) além de fazer aquecer e alongar antes e depois da atividade. Aulas de flexibilidade e sessões de musculação também são bem vindas.
2 – Malho às 7h. Devo tomar café quanto tempo antes do exercício?
O ideal é tomar o café da manhã cerca de meia hora antes da atividade física. Nessa refeição, prefira os carboidratos, que ajudam a dar pique: pão, biscoito, bolo simples, fruta e suco. O importante é não se exercitar em jejum. Também é essencial comer nos primeiros 30 minutos após o exercício. Você deve optar por um carboidrato, para voltar a ter energia e uma proteína magra (peito de peru, queijo branco, iogurte light), que vai ajudar na recuperação dos músculos.
3 – Tenho problemas no nervo ciático. Posso praticar musculação?
Muita gente reclama de dor no nervo ciático. Ela começa na quarta vértebra lombar, passa pelos glúteos, desce pelas pernas e se ramifica até chegar aos pés. Se no percurso do nervo algum músculo estiver contraído, isso é suficiente para “pinçar” o ciático, causando dores na região. O treinamento com peso, embora não pareça, tem índices de contusão baixos. É seguro desde que realizado sob orientação de um profissional. Outra atividade importante é o alongamento da região posterior do corpo, principalmente lombar e glúteos, que ajuda a evitar o problema.
4 – Existe algum alimento para eu comer antes do treino e acelerar o metabolismo?
O ideal é acelerá-lo ao longo do dia, e não pensar em um único alimento que faça isso antes do treino. Inclua no cardápio opções de baixo índice glicemico, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras. Ricos em fibras e pobres em gordura levam mais tempo para serem transformados em açúcar no sangue, evitando a produção em excesso de insulina, que é o hormonio responsável pelo estoque de gordura. Outro ponto importante é dividir as refeições: coma pequenas porções varias vezes ao dia.
5- Faço 100 abdominais por dia, mas acho que os músculos estão embaixo da camada de gordura. Qual é o melhor exercício para queimar o excesso?
Invista em uma atividade aeróbica e não deixe de fazer exercícios com peso, como localizada ou musculação que aumentam a massa muscular, proporcionando um gasto calórico maior durante o dia. Também é preciso controle à mesa.
Fonte: Fitness Clip