A Associação Paradesportiva Paulistana – APP é uma entidade de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, com a finalidade de atender a todos os que a ela se dirigirem, principalmente portadores de necessidades especiais, independentemente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, idade, cor ou crença religiosa.
Entretanto, ela tem o intuito de valorizar e conscientizar a nossa sociedade contemporânea, em virtude dos direitos da pessoa portadora de deficiência, respeitando sempre a sua dignidade, e tem como fundamento estabelecer dentro da própria sociedade brasileira, o direito de: igualdade, cidadania, liberdade de locomoção, reabilitação e reinserção social, acessibilidade em seu contexto geral, dignidade da pessoa humana, integração com o nosso meio social e inclusão social, dando-se assim, de fato, a prioridade pela busca da melhoria de qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, através do esporte paraolímpico.
Atualmente a APP possui núcleos Administrativo/Esportivo nas cidades de Casa Branca, Porto Ferreira, São José do Rio Pardo, Santa Cruz das Palmeiras, e Monte Santo de Minas – MG,
A Associação Paradesportiva Paulistana – APP, se incumbiu primordialmente desde o seu ato de fundação em 27/01/2010, de promover, fomentar, e trazer esperança, às pessoas portadoras de deficiência.
Outrora, a APP vem veemente lutando a cada dia, pela expansão e pelo seu desenvolvimento social, através do esporte paraolímpico, para poder trazer esperança, melhoria de qualidade de vida, e até mesmo o alto rendimento, para aquelas pessoas portadoras de deficiência (Física, Mental, Auditiva, Visual), possam ter uma melhoria em seu quadro psicológico e pedagógico.
Hoje a APP conta com mais de 30 atletas portadores de deficiência cadastrados, e pretende cada vez mais aumentar seu numero de atletas. Tamanha esperança se dá, quando podemos demonstrar um mundo novo para estas pessoas com deficiência, que acreditam em si, e tomam a iniciativa de querer mudar.
A APP atua hoje com os projetos sociais esportivos “Atletismo em minha nova vida”, e “Nadando para vencer”, esses projetos estão sendo desenvolvidos para as pessoas portadoras de deficiência (atletas da APP), nas piscinas e nos campos, do Esporte Clube Palmeirense, do Porto Ferreira Futebol Clube, no Centro Olímpico de Porto Ferreira, no Columbia F. C. (Campo), e principalmente na Academia da Força Aérea de Pirassununga – SP.
Logo, a APP ressalta outro fator de extrema importância a ser destacado, e até mesmo, para servir de reflexão para toda a nossa sociedade brasileira, é que “quando o ser humano portador de deficiência, a criança ou o adolescente deixa de ter uma vida digna, toda a nossa sociedade (em geral) perde”.
Fonte: APP