Quando era possível eu gostava de conversar com o meu avô Zeca Bem, sendo que o nome de batismo era José Pereira Tangerino (1894-1986), porém, a sua irmã mais velha por nome de Maria Cândida Pereira Tangerino (1880-1960), não sei o porquê chamava-o de “Zeca Bem”.
Dizia ele que na sua juventude gostava muito de jogar futebol, enfim ele e demais parentes formaram um time, que denominaram de Onze Primos Futebol Clube, em Porto Ferreira-SP.
A gente trabalhava a semana inteira na lida com lavoura lá pelas bandas do bairro rural da Fazendinha, divisa de Porto Ferreira com Descalvado – SP, e nos dias de domingo sempre disputávamos uma partida de futebol, enfim era dia de festa.
Nós mudamos para a capital de São Paulo na década dos anos 50 e sofremos muito quando o selecionado brasileiro perdeu as copas de 1950 e 1954. Em 1950 fomos derrotados em pleno Maracanã pelos uruguaios por 2×1, que sofrimento! Agora vamos aguardar o próximo campeonato em 1958, quem sabe desta vez nós mudamos a história.
E assim foi que no ano de 1958 o Brasil sagrou-se campeão lá pelos gramados da Suécia, lavamos a alma, assim dizia “Zeca Bem”.
Lembrei dessa conversa em razão de achar esta fotografia do referido clube que eles formaram, enfim, uma raridade histórica, podemos considerar como a proto-história da paixão nacional, o futebol.
A fotografia foi batida na década dos anos de 1920 no bairro rural Fazendinha, em Porto Ferreira-SP.