A dupla Hans Otto Kurt Beran (piloto e pai) e Hans Sartori Beran (navegador e filho), de Porto Ferreira, estreou no Rally Transcatarina, que em apenas quatro anos de existência já despontou como uma das principais provas de rali de regularidade do Brasil.
A prova foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho e contou com a participação de 155 duplas, de diversas cidades e estados brasileiros.
Os competidores percorreram 840 quilômetros, entre Fraiburgo e Balneário Camboriú, SP. A dupla ferreirense participou como veículo nº 082 (veja imagem), divulgado a empresa Móveis Hans. A dupla ferreirense ficou na 23º colocação na categoria Graduados, mas valeu a participação e a diversão.
Pilotos e navegadores encerraram o 4º Rally Transcatarina com muita euforia e emoção. Do começo ao fim, todos aprovaram o percurso e se despediram a contra gosto desta edição que marcou mais um passo da história da competição.
Três dias de prova e um campeão
A disputa nas três categorias que brigaram por pódio foi extremamente acirrada. O resultado estava em aberto até a 6ª etapa e, de acordo com os competidores, a última foi a grande responsável pela decisão.
Na Super Máster, pai e filho, Oscar e Gustavo Schmidt sagraram-se tricampeões, tornando-se os maiores vencedores da história do Transcatarina. “Neste rali, aprendi uma lição com meu filho: não desistir. No primeiro dia tivemos um problema mecânico no carro, que poderia colocar em risco a nossa segurança. Pensei em abortar, discutimos sobre isso, e decidimos continuar. Vencemos a etapa seguinte, que nos motivou a buscar este título”, contou Oscar. Na segunda posição ficaram Daniel Maffi e Enedir Júnior, e em terceiro, Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Marcos Maia Panstein.
Na Graduados, a dupla formada por Aparecido Matias Fernandes e Roberto Luiz Spessatto superaram os 42 concorrentes da categoria, e subiram ao primeiro lugar do pódio. “O importante para cumprir todas as etapas é piloto e navegador terem afinidade e um carro bem equipado, tenho torque no motor e suspensão especial, por exemplo. Hoje, parte do terreno estava molhada, com muitos laços; simplesmente sensacional!”, salientou Matias. Na segunda posição vieram Paulo Roberto de Goes e Thiago Medeiros Stapazzoli, e na terceira colocação, Arno José de Melo e Leonardo Agustinho de Melo.
Os vencedores na Júnior foram Evaldo Schulze e Claudemir Hubner. “Mantivemos a concentração, estudamos a planilha e nos dedicamos. Nosso entrosamento fez a diferença, pois confiamos plenamente um no outro e temos uma comunicação perfeita”, relatou o piloto. Essa é a terceira participação da dupla no certame, e o plano para 2013 é competir na Graduados. “Gostamos de velocidade e queremos ir ainda mais fundo”. Os ‘vice’ foram Camilo Vargas Júnior e Bianca Vicenzi, seguidos por Alessandro Rodrigo Weirich e Rafael Augusto Avelar.
E na Jeep, o grupo dos “velhos guerreiros”, Marcos Osires Nunes e Marcos Vinícius Nunes venceram todas as etapas e conquistaram o título com 100% de aproveitamento. “Como mantivemos a liderança o evento inteiro, já imaginávamos que venceríamos. Temos uma relação de amor com o jipe; meu pai aprendeu a guiar com um Jeep Willys e meu avô tem um até hoje”, comemorou Vinícius, que compete há 11 com o pai. Eles foram seguidos por Antônio Enio dos Santos Filho e Diego Fernando Sá dos Santos, e Aroldo Nery e Rogério Chini, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Confira a classificação final do 4º Rally Transcatarina
Categoria Super Máster
1º Oscar José Schmidt/Gustavo Schmidt, 78 pontos
2º Daniel Maffi/Enedir Silva Júnior, 77 pontos
3º Acyr Hideki Rodrigues da Silva/Marcos Maia Panstein, 54 pontos
4º Marnes Alexandre Floriani/Cristian Mueller, 51 pontos
5º Otavio Enz/Allan Enz, 43 pontos
Categoria Graduados
1º Aparecido Matias Fernandes/Roberto Luiz Spessatto, 60 pontos
2º Paulo Roberto de Goes/Thiago Medeiros Stapazzoli, 58 pontos
3º Arno José de Melo/Leonardo Agustinho de Melo, 49 pontos
4º Vinícius Lustosa Polati/Marcos Fernando Evangelista, 39 pontos
5º Dirceu Potrich/Leandro Rodrigo Riffel, 35 pontos
Categoria Júnior
1º Evaldo Schulze/Claudemir Hubner, 59 pontos
2º Camilo Vargas Júnior/Bianca Vicenzi, 53 pontos
3º Alessandro Rodrigo Weirich/Rafael Augusto Avelar, 46 pontos
4º Vinícius Martendal/Luciano Gomes, 42 pontos
5º Talita Muller Lindemann/Bruno Eduardo Lindemann, 36 pontos
Categoria Jeep
1º Marcos Osires Nunes/Marcos Vinícius Nunes Júnior, 87 pontos
2º Antônio Enio dos Santos Filho/Diego Fernando Sá dos Santos, 68 pontos
3º Aroldo Nery/Rogério Chini, 62 pontos
4º Rogério Acunha/Gustavo do Amaral Plieski, 60 pontos
5º Ricardo Júnior Zagonel/Fábio Zagonel, 57 pontos