A Escuderia “Big Jak” Custom Garage de Porto Ferreira participou no último final de semana de Corrida de Calhambeques realizada na cidade de Franca, conquistando a segunda colocação em sua categoria.
A equipe é formada pelo piloto Fábio Sinopolli, co-piloto Thiago Moreto e os mecânicos Ismael e Camilo Bezerra.
Os ferreirenses participaram com um Ford Tudor 1928, que ficou conhecido como ratoeira.
O evento em Franca
Muitas atrações no último final se semana no Speed Park em Franca atraíram os apaixonados por corridas de carro. Porém, no lugar de veículos turbinados, rebaixados ou com itens modernos, o público curtiu os calhambeques.
Entre as novidades, foi a presença do corredor tri-campeão Nelson Piquet e do caminhão usado nos primeiros filmes de Mazzaropi.
A corrida é pela terceira vez realizada em Franca pela equipe do Pé na Tábua. Exclusiva para carros fabricados até 1936, a corrida de calhambeques é dividida em categorias que vão desde marcas até motores.
E atração a parte do encontro foi Anastácio, apelido do carro Chevrolet de 1930, que faz parte da história do ator Amácio Mazzaropi, onde estrelou no primeiro filme, “Sai da Frente”, de 1952.
O cineasta brasileiro difundiu a cultura caipira de maneira irreverente através da arte. Anastácio é agora do antigo companheiro, Philaderpho, primo distante de Mazzaropi. Após ser presenteado com o carro ele sai mundo a fora defendendo a cultura caipira e contando causos do saudoso Mazzaropi.
Os dois são inseparáveis, vão a eventos, encontros de carros antigos, museus, escolas, hotéis, Sesc’s, tudo para manter viva as histórias do folclore brasileiro.
No Brasil existem mais de 200 eventos de carros antigos. Destes, 95% são realizados em formatos estáticos, como exposições, mostras e encontros de colecionadores. Mas a ousadia de colocar veículos antigos na pista para uma disputa de rapidez não havia nascido até 2011, ano em que aconteceu a primeira edição do Pé na Tábua.
A ideia foi reunir colecionadores de carros fabricados até 1936 para disputarem corridas, o grande diferencial do Pé na Tábua em relação a outras competições. A proposta era fazer um evento diferente, dinâmico, com os carros antigos em movimento. Na Europa, o saudosismo das corridas de carros antigos já é tradicional.
O Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques é um evento de cunho cultural e leva ao público e participantes uma forma inusitada de exposição de carros antigos. Na pista, os carros são as estrelas do show, junto de seus pilotos, que percorrem os 1.400 metros com muita ousadia.
Confira mais imagens do evento na estação “fotos” do site ou clicando nos links abaixo:
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2013/01/28/corrida-de-calhambeques-em-franca-sp-temporada-2013/
Com informações do Francasite
Crédito das fotos: Cesar Luiz Montagna