No período de 23 a 39 de julho o professor Antônio Carlos Silva, da Academia Fábrica da Luta de Porto Ferreira, esteve na cidade de Cuiabá- MT atuando como Técnico da seleção brasileira de Sanda (boxe chinês). A equipe do Brasil, composta pelo chefe do departamento de Sanda (CBKW) João Guedes, o auxiliar técnico Jorge Kumakura e 12 atletas, deram show vencendo 9 das 12 categorias disputadas no evento.
Resultado:
Edneia Camargo, MS – Campeã na categoria até 48 Kg
Ribeiro Regina, MT – Campeã na categoria até 52 Kg
Maristela Alves, CE – Campeã na categoria até 56 Kg
Maria Clara, RN – Campeã na categoria até 60 Kg
Eric Mendes, SP – Campeão na categoria até 56 Kg
Lucas Sorim, RS – Vice Campeão na Categoria até 60 Kg
Jhonatan Souza, MS – Campeão na categoria até 65 Kg
João Oliveira, SP – Campeão na categoria até 70 Kg
Uilson Figueiredo, SP – Campeão na categoria até 75 kg (atleta da Fábrica da Luta)
Fabiano Bispo, MS – Campeã na categoria até 85 Kg
Rodrigo, RS – Vice Campeão na categoria até 90+Kg
Durante todo o ano o professor Antônio Silva vem desenvolvendo um trabalho junto com a comissão técnica, fazendo treinos mensais, acompanhando os atletas em competições estaduais, sul americano e este internacional serviu para concluir e escolher os atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial 2013, na Malásia. A competição acontece no final do ano e serão apenas 9 vagas para integrar a seleção brasileira, sendo 3 femininas e 5 masculinas.
Este 1º Campeonato Internacional de Wushu reuniu atletas de 7 países do mundo: México, Bermudas, Argentina, Paraguai, Chile, Brasil e uma equipe profissional da China. Aproximadamente 150 atletas no Ginásio Aecim Tocantis, em Cuiabá, disputaram uma competição realizada no Brasil em parceria com instituições chinesas e Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu.
Segundo o técnico da Seleção Brasileira de Sanda, Antônio Silva, a competição é fruto de uma mobilização de entidades representativas do esporte, incluindo instituições brasileiras em conjunto com organizações chinesas para que o Kung Fu Wushu se torne uma modalidade olímpica.
“Este campeonato demonstrou como o esporte está evoluindo no Brasil e é uma comprovação de que a China está de olho em nós, o que é fundamental para fortalecer e solidificar o Kung Fu Wushu no nosso país” disse Antônio Carlos.
O professor Antônio Silva parabeniza a todos os atletas pelo brilhante trabalho e comprometimento com a modalidade do Sanda e a todos os dirigentes da CBKW, assim como os envolvidos que contribuíram para o sucesso do evento.