Capacitação de rugby no Campo do Cruzeiro
Visando a ampliação da parceria entre o Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Porto Ferreira e o Sesi-São Carlos, aconteceu nesta segunda-feira (18/11), no Estádio Marcolino Barboza (Campo do Cruzeiro), a capacitação dos professores do departamento na modalidade de rugby.
Para tanto, esteve em Porto Ferreira o professor inglês Joe Walk, que com muita paciência e atenção passou os movimentos básicos da modalidade, de forma lúdica e dinâmica.
“O rugby é um esporte de muito contato e força física e requer dos atletas muita disciplina tática”, disse Walk.
O diretor do Departamento de Esportes e Lazer, José Eduardo Dias, comentou sobre a importância da ampliação do leque de modalidades, além desse trabalho visar o descobrimento de talentos para a Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.
A segunda parte da capacitação será realizada na próxima segunda-feira (25/11), no mesmo local, a partir das 14 horas.
A modalidade
As lendas são cheias de imaginação, fantasia e versões, com a história da criação do rugby não poderia ser diferente. Reza a lenda que o criador do rugby foi William Webb Ellis, um estudante londrino, que durante uma partida de futebol realizado em 1823, na Rugby School, irritado com a monotonia do jogo, agarrou a bola nos braços e correu pelo campo. Provocou a ira de seus adversários, que buscaram pará-lo a qualquer custo. Teria assim nascido a versão do futebol, com o nome associado à escola que tinha o mando ao campo na ocasião do jogo, a Rugby School, dando origem ao futebol rugby.
Em outra versão a bola já era carregada com os braços a partir de 1820. Estudantes da Rugby School dizem também que a bola carregada nos braços fazia parte do seu jogo há muito tempo, contrariando a história de William. Já a French Rugby Federation reconhece a importância de William como um símbolo do surgimento do rugby.
Fonte: AC