Foi uma manhã de festa para a Vila Salgueiro e região. A entrega das obras de revitalização do Estádio Municipal José de Oliveira Mafra, carinhosamente também chamado de Campo do Salgueiro, era um momento aguardado pela população esportista ferreirense há um bom tempo.
A cerimônia de entrega das obras teve a importante presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que foi recebido pelo prefeito em exercício, Dr. Carlos Eduardo Miguel da Silva, e demais autoridades municipais. Na mesa principal, além do prefeito em exercício e do ministro, também estiveram os vereadores Dorival Braga (PSB) e Sérgio de Moraes Martins (PCdoB), e o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Carlos Eduardo Romano.
Presenças marcantes também de familiares do patrono José de Oliveira Mafra e da primeira diretoria do time do Salgueiro.
Os recursos financeiros para a reforma do estádio foram conseguidos pelo vereador Serginho Martins junto ao Ministério do Esporte, quando ainda era dirigido pelo ministro Orlando Silva. Com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, foi possível reformar, modernizar e ampliar o estádio.
A obra foi orçada em mais de R$ 1 milhão, englobando reforma e adequação dos vestiários, sanitários com acesso a pessoas com deficiência, reformulação e ampliação das arquibancadas, alambrados novos, remodelação dos muros externos, e toda substituição do gramado, além da ampliação do campo de jogo, agora com medidas oficiais.
Para o ministro, a entrega dessa etapa representa a ampliação do acesso à prática esportiva de toda a população. “Praticar o esporte melhora a qualidade de vida e, assim, reduz possíveis gastos com a saúde. Por essa e outras razões, a presidenta Dilma faz um esforço muito grande em democratizar o acesso à prática esportiva. Esse novo equipamento inaugurado hoje é um bem para a cidade e poderá ser utilizado por todos, da criança ao idoso”, disse o ministro.
O diretor Carlos Eduardo Romano lembrou também que o Ministério ampliará no município, a partir de janeiro de 2015, o atendimento pelo programa Segundo Tempo. “Porto Ferreira dará seguimento a um dos mais importantes programas que temos, atendendo mais de 500 crianças da nossa cidade, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e fazendo do esporte ferramenta de inclusão social”, destacou.
Na cerimônia foram homenageados dois filhos do patrono do Estádio Municipal, Valdemir e Vânia, o vereador Dorival Braga e o ministro Aldo Rebelo.
Também recebeu homenagem toda a Diretoria do Campo do Salgueiro (fundada em 26 de novembro de 1976): Presidente – Olívio Longo; Vice Presidente – Mateus Afonso dos Santos; Diretor de Esportes – Odair Geraldo Marcondes; Presidente do Conselho – José Elias; e Membros – Dalso Muraro, Joacir do Amaral, José Bucefo, Ricardo Moda, Jorge Berti, Ariovaldo da Costa, Sebastião Viana Filho, Luis Sartori, João Carlos de Moraes, Aurelio Aona, João Vicente de Araújo, Saverio Albocino, Walter Corteze, Valdemir de Oliveira Mafra, Gilberto Aparecido Pereira.
Após a cerimônia, aconteceu mais uma edição do Jogo Beneficente Amigos do Bem. Foi uma partida amistosa entre o time Amigos do Bem/Masters do Flamengo contra a Seleção de Porto Ferreira. O objetivo do evento era arrecadar brinquedos e mantimentos para as famílias carentes do Município.
História
O Estádio Municipal José de Oliveira Mafra foi inaugurado na gestão do então prefeito Clayton Arantes (1976-1982) e concluído na gestão do prefeito Sinésio Dias da Silva (1982)
.
O patrono do Estádio Municipal nasceu em 10 de julho de 1920, em Pirassununga, veio para Porto Ferreira aos 11 anos, juntamente com seus irmãos Antônio, Jovino e Jovelino, tendo ido morar na Fazendinha, que pertencia aos seus antepassados.
Casou-se com Gertrudes Moreira Mafra, com quem teve 11 filhos: José Valdemar, Valdemir, Vanda, Valdenice, Valberto, Valter, Vânia, Vanete, Valdete, Vandevaldo e Ademar (já falecido).
Foi lavrador, carreteiro e trabalhou para a Cerâmica Porto Ferreira, onde aposentou-se como chefe de seção.
Foi bom pai, educador e disciplinador. Jogou futebol pelo Porto Ferreira Futebol Clube, Ferroviário Futebol Clube, Jabaquara da Baixada Santista, além do que, fez teste na Portuguesa Santista. Dizem os antigos amigos que José de Oliveira Mafra não era muito técnico ao jogar bola, mas seu chute, de força e velocidade, é que fazia a diferença.
Também foi técnico de futebol pela Cerâmica Porto Ferreira e pelo Cruzeiro da Vila Sybilla, vencendo 11 partidas de forma invicta.
Faleceu em 10 de junho de 1981.