Uma das grandes atrações da Virada Esportiva, evento que movimentou no último final de semana toda a cidade, com coordenação do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Porto Ferreira, foi o slackline.
Novidade para muitos, a modalidade pode ser descrita como uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Surgido na década de 1980 nos Estados Unidos, o esporte virou febre no Brasil nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte se espalhou pelo país inteiro.
Em Porto Ferreira, a modalidade é oferecida em aulas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, no Centro Olímpico Nilcéa Zadra Barroso Carrera, próximo ao Ginásio Adriano José Mariano.
O professor Luiz André Ramiro é o responsável pela introdução da modalidade no município. Ele disse que ficou surpreso com a procura, por crianças e adultos, durante a Virada Esportiva. “Pelo menos umas 40 crianças se interessaram pelo slackline e ficaram com a gente, no sábado, do meio-dia até as 10 da noite”, comentou o professor, que se iniciou na modalidade há 2 anos.
Ele ainda agradeceu ao diretor de Esportes e Lazer, Carlos Eduardo Romano, e ao vereador Sérgio Martins (PCdoB), que ajudaram a implantar o slackline em Porto Ferreira. “Temos tido uma procura muito grande, por pessoas de todas as idades. São diversos tipos de fitas, para crianças e adultos. Basta se informar no Departamento de Esportes ou com a gente lá no Centro Olímpico”, finalizou.
Durante a Virada Esportiva o professor Luiz André contou com a colaboração de outros dois profissionais, Lucas e Miguel, nas apresentações que aconteceram na praça do busto do Calçadão Neno Perondi.
Fonte: AC