No período de 11 a 14 de junho foi realizado na cidade de Assunção, Paraguai, o 6º Campeonato Sul-Americano de Wushu / Sanda. A Seleção Brasileira foi o grande destaque no evento e terminou a competição disparadamente como a equipe com o maior número de medalhas. No total de conquistas, foram 55 medalhas de ouro, 15 de prata e 6 de bronze.
Édipo Avelino e Isadhora Pascualino, atletas da Academia Fábrica da Luta, de Porto Ferreira, representaram pela primeira vez as cores do Brasil e mostraram personalidade, conquistando títulos de campeões sul-americanos.
O professor Antônio Silva e o prof. Jorge Kumakura, técnicos da seleção brasileira, lideraram o time de Sanda com 25 atletas e foram campeões por equipe com o maior número de medalhas de ouro.
Títulos conquistados pelos atletas da Fábrica da Luta:
– Isadhora Pascualino, 19 anos, integrou a time feminino de Sanda, consagrou-se campeã na categoria combate adulto até 75Kg.
– Édipo Avelino, 25 anos, foi campeão na categoria combate adulto até 85Kg, fazendo a final com atleta paraguaio, vencendo-o por nocaute.
Antônio Silva, após uma carreira vitoriosa como atleta, conquistando dezenas de títulos internacionais após passar por inúmeras dificuldades, também é um vitorioso como técnico.
“Não mudar de lado por conveniência, guardar a fé até o fim, ter raízes profundas com a sua forma de pensamento pelo esporte e jamais desistir, cumprir suas metas e seus propósitos, e agora ver meus alunos trilhando os mesmos passos e se tornando vencedores, não só nos tatames, mas principalmente na vida, realmente acredito que todo o meu esforço não foi em vão”, comentou o prof. Antônio Silva.
Para o presidente da CBKW, Marcus Vinicius Alves, numa ocasião tão vitoriosa fica difícil apontar destaques individualmente. “A CBKW parabeniza toda a equipe de sanda e taolu pelo excepcional desempenho na competição”, disse.