No auge da década do esporte, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo promoveu reuniões com presidentes, diretores, conselheiros e gestores de clubes socioesportivos de 11 municípios paulistas. O objetivo foi discutir a captação de verbas públicas, por meio das leis de incentivo, e estratégias de mercado para ampliar receitas e fomentar o esporte no Estado. De abril a outubro deste ano, o Encontro com Dirigentes percorreu 5.600 quilômetros para levar informações sobre leis de incentivo à atividade esportiva e os benefícios do marketing como ferramenta geradora de receitas.
Para reforçar o time, o programa contou com o especialista em marketing esportivo, José Carlos Brunoro. Além de dirigente, Brunoro foi atleta, técnico, preparador físico e hoje é um dos consultores do Sindi-Clube. Em seu currículo, o profissional acumula experiência em modalidades como vôlei, futebol, Fórmula 1 e basquete.
“A ação reforça a importância dos clubes no desenvolvimento do esporte brasileiro e a necessidade de investir cada vez mais neste setor para que o Brasil se torne uma potência nas mais diversas modalidades. Para se ter uma ideia, 89% dos medalhistas olímpicos da Rio 2016 tiveram formação ou alguma passagem por agremiações. Este é um número fantástico que demonstra a relevância dessas entidades, que devem contar com as leis de incentivo para ampliar e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos”, destaca Cézar Roberto Leão Granieri, Betinho, presidente do Sindi-Clube.
Só em 2015, os incentivos públicos disponíveis ultrapassaram R$ 500 milhões, por meio de programas nos âmbitos federal, estaduais e municipais. Com base nisso, os consultores e diretores do Sindi-Clube orientaram a forma como aproveitar as oportunidades disponíveis e incentivaram a troca de experiências e opiniões sobre o desenvolvimento para a administração dos clubes.
Alessandro da Costa Lamellas, presidente do Porto Ferreira Futebol Clube, centenária entidade que oferece atividades socioesportivas e culturais no município de Porto Ferreira, interior de São Paulo, esteve no encontro de Ribeirão Preto e falou sobre a relevância do programa. “Já é a quarta edição de que participo e acho muito importante conhecer novidades sobre o setor clubístico e trocar informações com pessoas do meio. A parceria com o Sindi-Clube nos proporciona isso e nos auxilia na tomada de decisões”, informou o dirigente. Esta é a quinta edição do Encontro com Dirigentes, realizada para representantes de agremiações das regiões dos seguintes municípios: Araçatuba, Campinas, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.