No período de 20 de maio a 10 de junho o professor Antonio Silva e a atleta Beatriz Silva participaram de um intercâmbio cultural na cidade de Pequim, China, na Universidade de Esportes de Beijing.
Os ferreirenses Antonio e Beatriz Silva, juntos, com um grupo de 10 brasileiros participaram de treinamentos da arte marcial chinesa em sua especialidade Wushu e Sanda/Boxe Chinês, com o time principal da Universidade, sob o comando do Professor Li Jee (chefe geral do departamento de sanda). Os treinamentos aconteciam de segunda a sábado, nos períodos da manhã e tarde, com duração mínima de duas horas e trinta minutos.
O professor da Academia Fábrica da Luta e Técnico da Seleção Brasileira de Sanda, Antonio Silva, participou dos treinamentos práticos diariamente com os atletas chineses visando sua especialização e atualização no esporte de competição, vivenciando toda rotina de treinos dos atletas durante os vintes dias do intercâmbio, com o objetivo de aprimorar e melhorar a sua qualificação técnica do Sanda.
A atleta Beatriz Silva, de 16 anos, se destacou durante os treinos no meio dos atletas chineses com sua habilidade técnica e presença de ringue, chamando a atenção do treinador chefe de Sanda, o chinês de Li Jee, que a convidou para fazer parte do time universitário lhe oferecendo uma bolsa de estudo: 1 ano de estudo na língua chinesa (mandarim), 4 anos de bolsa de estudo na Universidade, acomodação gratuita e uma renda mensal para custear sua alimentação, em valores que variam entre 1000 e 2000 yuan, porém NÃO INCLUI PASSAGEM AÉREA.
O professor Antonio Silva estuda a possiblidade de mandar sua filha Beatriz Silva para a China por 5 anos, contados a partir do mês de Fevereiro de 2018 na BEIJING SPORT UNIVERSITY http://www.bsu.edu.cn/pub/gjjyxyen/lxsq/bks/31072.htm .“ Estou muito feliz pela Beatriz ter uma oportunidade como essa e saber que minha filha pode estar indo estudar fora do país e aprender outra língua e outras culturas trilhando um futuro melhor para sua vida. Isso me faz ver que valeu muito a pena todas as dificuldades que passei e ter a certeza que o esporte é capaz de mudar vidas”.
A atleta e seu pai e treinador agradecem o apoio dos patrocinadores APLITECH Engenharia, Jô Relojoaria, KMW Artigos Esportivos, Grupo Frasom e TOPFIT Suplementos, que auxiliaram nos custos da viagem.