A Associação Garoto e Garota Nota 10 comunica aos pais e responsáveis pelos atletas do futsal que a partir de 1º de setembro não será mais permitida a participação de atletas sem o resultado do eletrocardiograma, pois nas ultimas semanas estamos realizando exames em nossos atletas e foram detectados pequenos problemas nos exames e um, em especial, motivo de esclarecimento à população da importância de se preocupar com a saúde do seus filhos.
“Existem doenças elétricas do coração que só são desencadeadas quando é feito um esforço forte ou exercício intenso. Por isso a importância do eletro ficou grande para prevenir doenças do coração. O eletro dá dicas de que essas doenças podem existir. Como os adolescentes estão iniciando mais cedo os esportes, o eletro é importante para obter uma identidade do coração.”
Entretanto, os médicos destacam que é importante que seja feita uma boa interpretação do exame, o que já é possível devido às evoluções registradas nos últimos 20 anos Esse exame existe há mais de 100 anos, e é tecnicamente fácil e o mais barato, mas a boa interpretação é fundamental.
Preocupado com os atletas que estão iniciando no esporte futsal que em muitos projetos e também em aulas de educação física não há uma devida exigência de apresentar atestado médico, é preciso que as pessoas se conscientizem e façam o eletrocardiograma. “É um erro as academias, clubes, escolinhas de futebol e futsal entre outros esportes, não exigirem avaliação cardiológica para início de atividade física”. Mesmo que isso não seja solicitado, os pediatras devem ficar atentos, orientando os pais a levarem os filhos para consulta com o cardiologista, principalmente antes do início da prática física; O eletrocardiograma é eficaz também para acompanhar pacientes sob uso de medicamentos (antibióticos, antialérgicos, antidepressivos e até antiarrítmicos) que, em alguns casos, agem negativamente sobre o coração, principalmente quando o órgão é acometido de uma doença silenciosa, ainda não diagnosticada. “Muitas vezes, a doença é congênita e não apresenta qualquer sintoma, mas, ao interagir com medicação inadequada, pode ser fatal.”, afirmou o coordenador do projeto Garoto(a) Nota 10.
A associação agradece ao Vereador Marcelo Ozelim, preocupado com a saúde, onde estará junto aos nossos vereadores estudando uma lei municipal que protege e ajude a diagnosticar problemas futuros de coração, assim como a Secretaria de Saúde, por sempre estar pronta a atender as crianças da Associação de Futsal Garoto e Garota Nota 10,
Inscrições gratuita pelo whatsapp (19)-9-91861858.