O incentivo dado pelo governo federal reduziu o valor dos móveis e fez aumentar o consumo do produto no mercado interno
Lojistas e consumidores ferreirenses comemoram a suspensão do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para toda a linha de móveis, implantada em novembro de 2009 e vigente até março de 2010.
Segundo Adriano Donizetti da Costa, gerente de vendas da Comercial São Jorge, as vendas de fato aumentaram após a isenção do IPI. A redução dos preços, associada à oferta de crédito e diminuição dos juros, fez com que muitas pessoas das classes C e D conseguissem comprar produtos antes inacessíveis. “Muita gente que não podia comprar antes acabou aproveitando os descontos nos preços”, diz.
E assim fez a vendedora Mayara Mattos Campelo, que adquiriu um guarda-roupas e uma cama de casal no final do ano. “Aproveitei o preço baixo e vou pagar em seis vezes sem juros”, declara a consumidora.
A intenção do Governo Federal, representado pelo Ministro da Fazenda, Guido Mântega, foi incentivar o consumo interno já que a recessão da economia durante a crise mundial reduziu o percentual de exportações de móveis.