Educar e preparar cidadãos por meio da arte é um dos objetivos do projeto Guri, que tem vagas abertas aos estudantes ferreirenses.
O Guri foi implantado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com os municípios no ano de 1995 e se propõe a desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes através da música.
Porto Ferreira recebeu o projeto em 2006 e hoje oferece quatro cursos: violão, viola caipira, percussão e canto coral. Segundo o dirigente cultural Marco Antonio Riolino, existe um empenho da Seção de Cultura para aumentar a oferta de vagas. “Estamos lutando para que se amplie esse projeto. A intenção é trazer o projeto Guri completo que visa a formação de orquestra”, diz.
Assim, a Casa da Cultura passaria a oferecer também os cursos de violino, violoncelo, viola erudita e os instrumentos de sopro, totalizando o ensino de dez instrumentos. Mas para formar a orquestra, o município precisa atender a alguns pré requisitos. “Nós temos que cumprir uma meta de preencher 160 vagas. É preciso preenchê-las para poder pleitear novos cursos. Havendo demanda, os cursos vêm”, diz Riolino.
O projeto está aberto para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos que estejam frequentando a rede regular de ensino. De acordo com a coordenadora Graziela Maria Marostegan de Sousa, o Guri abriu 10 vagas para viola caipira; 9 para percussão; 20 para canto coral infantil e 30 para o juvenil.
Os interessados devem procurar a Casa da Cultura, situada na av. 24 de Outubro, até o dia 12 de março. Os documentos necessários são: xerox do RG ou certidão de nascimento do aluno, RG e CPF do responsável, comprovante de residência, carteira de vacinação e declaração escolar.