A Fundação PROCON-SP, entidade de defesa dos direitos do consumidor, divulgou que a empresa Telefônica liderou pelo quarto ano consecutivo o ranking das reclamações feitas à entidade.
O grande vilão por este aumento no número de reclamações foi o Speedy, serviço de banda larga via linha telefônica. Entre as principais queixas estavam valores e velocidade de conexão diferentes do lançado na fatura, venda sem previsão de instalação, mas com cobrança e problemas de sinal.
O maior número de reclamações contra a Telefônica foi registrado no primeiro semestre de 2009, quando houve constantes panes no Speedy.
Desde que houve pressão por parte do PROCON sobre a garantia do serviço Speedy, praticamente sumiu a oferta para banda larga residencial da empresa em Porto Ferreira. O estudante A.S.P., 20, diz que está a praticamente um ano tentando comprar o serviço, sem sucesso. “Toda vez que ligo o atendente diz a mesma frase, de que não está disponível porque a empresa não pode garantir a estabilidade do serviço”, reclama.
Diante das dificuldades, a opção que sobra para quem quiser ter banda larga de internet no município é contratar um serviço via rádio. A desvantagem deste sistema é que o usuário tem de adquirir um equipamento auxiliar, cujo custo gira em torno de R$ 300.