Segunda-feira (12), às 15:00 horas, reuniram-se no Anfiteatro Isaltino Casemiro, produtores rurais, autoridades municipais e técnicos para uma palestra sobre cooperativismo.
Os princípios que regem o Cooperativismo, suas vantagens e os passos para se formar uma Cooperativa foram apresentados.
A Prefeitura Municipal de Porto Ferreira apóia as iniciativas para se formar a Cooperativa e segundo o Sr. José Desiderato Vieira, chefe da seção municipal de Agricultura, os pequenos produtores cooperados, poderão vender seus produtos à Prefeitura Municipal para serem utilizados na merenda das escolas.
A Lei Federal 11.497/2009 determina que pelo menos 30% dos alimentos devem ser provenientes de agricultura familiar do município, e tem o objetivo de beneficiar os produtores rurais com o incentivo à diversificação das culturas na propriedade, a geração de renda e emprego no campo e com a grande vantagem de deixar os recursos financeiros no município.
Uma cooperativa bem organizada e com a participação ativa de seus membros proporciona alcançar objetivos que são difíceis de serem alcançados por meio de iniciativas individuais. Outras iniciativas do gênero já deram resultados positivos em Porto Ferreira, como já verificado na eletrificação rural e na educação.