A idéia do vereador Sergio Martins (PC do B) e a iniciativa do Diretor da Faculdade ASSER de Porto Ferreira, prof. Hamilton Pierobon, proporcionaram a realização de um importante evento para Porto Ferreira.
O auditório do Cine Grêmio Ferroviário Ferreirense estava repleto de estudantes e cidadãos que ouviram Protógenes atentamente.
Protógenes Queiróz, na função de delegado, chefiou a equipe de Policiais Federais responsáveis pela operação Satiagraha. O sucesso das investigações e coleta de provas resultaram na acusação, condenação de políticos, banqueiros e especuladores, entre os quais, Paulo S. Maluf, Celso Pitta, Daniel Dantas e Naji Nahas.
O desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro provocaram perdas de aproximadamente US$ 70.000.000,00. Parte desse montante, cerca de US$ 20.000.000,00 foi resgatado após a condenação dos criminosos.
Isto teve um alto custo pessoal para Protógenes, que foi afastado injustamente de suas funções como policial federal, apesar do apoio que tem da maioria dos policiais e autoridades do Ministério Público.
As perseguições que sofreu, também provocaram traumas, que ainda afeta a saúde de toda sua família.
Apesar de tudo, Protógenes prossegue com seu forte ideal nacionalista, defende a idéia de candidatos políticos com ficha limpa e sugere também um aprimoramento na legislação para uma punição exemplar dos criminosos.
Tais mudanças só se conseguem através de uma pressão por parte da população através dos partidos políticos e também uma cobrança dos políticos eleitos, para uma postura de honestidade e ética, afirma Protógenes.
Acesse o Blog do Protógenes: WWW.blogdoprotogenes.com.br
e-mail: protogenes@uol.com.br