O sono de muitos moradores do centro de Porto Ferreira tem sido prejudicado. Fora os bares com música ao vivo, existe um desfile de carros com som alto, além de motos que circulam em alta velocidade, algumas até com o escapamento fazendo barulho. Morar ao lado de bares ou postos de combustíveis com lojas de conveniência é uma tristeza. Quem quer aproveitar a noite para descansar reclama da bagunça.
Por isso, o advogado Jorge Andreotti reuniu 380 assinaturas pra tentar diminuir a poluição sonora. “Fizemos um abaixo assinado para que as autoridades tomem uma providência e tentem resguardar o centro da cidade. Sexta, sábado e domingo é um terror. Ninguém dorme”, diz. O abaixo assinado vai ser entregue à Prefeitura, Ministério Público, Câmara Municipal e também para o comandante da Polícia Militar.
O Código de Postura de Porto Ferreira determina apenas o volume permitido nas diferentes áreas da cidade. Ainda não existe uma lei para punir quem está fazendo barulho na rua. Já os fiscais medem o som dentro dos estabelecimentos comerciais podendo multar e até tirar o alvará.
A Prefeitura informou que vai estudar uma forma de diminuir o barulho no centro com projetos de lazer e campanha de conscientização entre os jovens. Já o comandante da Polícia Militar de Porto Ferreira, capitão Valdemir Dias, disse que a perturbação de sossego é uma contravenção penal, mas que a PM só pode agir quando a vítima presta queixa na delegacia. “Não tem como punir se a denuncia não for feita e não for registrado o Boletim de Ocorrência”, explica.