Você tem figurinha para trocar? Provavelmente esta será a pergunta que ouvirá ao aproximar-se das pessoas que nos últimos domingos estão se encontrando pela manhã na praça Cornélio Procópio. O motivo do encontro é a realização de troca de figurinhas de jogadores que participarão da próxima Copa do Mundo de Futebol.
Crianças, jovens e adultos compram os pacotinhos de figurinhas durante a semana, e no encontro na praça aos domingos trocam as repetidas. Há colecionador que leva seu álbum e na praça mesmo vai colando as novas figurinhas obtidas pela troca, a fim de completá-lo.
As manhãs do outono estão mais frias e o clima fica ótimo para um encontro, e os colecionadores aproveitam para tomar um sol logo cedo.
Mais do que um hobby, estes encontros proporcionam oportunidades de convivência com outras pessoas, não importando a idade, a condição econômica, social ou religiosa. Enfim, por meio de um “Você tem figurinha para trocar?” você pode tomar a iniciativa de conversar e fazer novas amizades, pois como disse Julien Green: “A viagem mais longa é sair de si mesmo e ir até o próximo”.