A Administração Municipal, por meio da Equipe de Enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente, do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou no mês passado palestras para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18/05.
Em Porto Ferreira, esta questão tem sido trabalhada pelos setores envolvidos, focando ações preventivas, além de aplicações de medidas socioeducativas propostas neste contexto.
O Creas, instalado na Vila Maria, é um programa que tem como finalidade desenvolver atenções sociais e assistenciais a famílias e indivíduos, que possibilitem a reconstrução de vínculos sociais e familiares, além de defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento.
Para potencializar as ações aos seus usuários, o projeto envolve profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado e especializado, nos campos jurídico, assistencial e psicológico.
A equipe do Creas de Porto Ferreira é composta pelas assistentes sociais Alessandra Borges, Valdenice Zuffo, Eliana Baldin, Milene Arantes Varizi e pelo advogado Erlon Mutinelli. O psicólogo Emerson Loureiro e a agente social Maria Aparecida Bezerra completam o quadro.
Durante o mês de maio, Loureiro proferiu palestras sobre violência doméstica para um público composto por jovens inseridos em Programas do Centro da Juventude – Projeto mantido pelo Departamento Municipal de Promoção Social – e para integrantes da Comissão de Enfrentamento a Violência Infantil, CMDCA e do Programa de Prevenção à Drogadição.
Seguindo o eixo deste tema, os educadores da rede pública de ensino assistiram palestra com o professor Guilherme Davoli, psicólogo e autor dos livros “Admirando a Tempestade e Brincando com o Vento, Vítimas e Aprendizes da Própria História” e “Somos Mais Que Um Simples Espetáculo”, que focou de forma detalhada a importância dos valores para a vida.
As comissões têm como objetivo promover e auxiliar a comunidade, crianças e adolescentes vítimas de violência.
Comissões e Administração Municipal têm um olhar diferente e preocupado com os casos que surgem no município. A Comissão de enfrentamento é presidida pela professora Simone Martins Bertonha e a pedagoga Dárcia Helena Rodrigues Alves Ferreira preside o Programa de Combate ao Uso Indevido de Drogas.
“São iniciativas que consolidam nossa proposta de minimizarmos este problema que é extremamente sério. Palestras como estas são ferramentas que podem despertar um envolvimento maior da comunidade e das pessoas inseridas neste contexto”, comentou o prefeito Maurício Rasi, antes da palestra do professor Davoli.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Veja mais imagens da palestra de 20.05.10 de Guilherme Davóli em “Fotos”