A superintendência do Saef (Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira) e a concessionária de energia elétrica Elektro firmaram um acordo inédito que possibilitará à autarquia ferreirense substituir todos os equipamentos elétricos da captação de água do rio Moji-Guaçu, sem nenhum custo para o município e com previsão de redução do valor da fatura em 20%.
Em reunião realizada no final do ano passado, Beto Utinetti, superintendente do Saef, e Francisco Carlos David, assessor técnico, estiveram na sede da Elektro, localizada em Campinas, para renegociar os débitos pendentes, existentes desde o ano de 2003, junto a seu diretor executivo, Max Xavier Lins.
Em uma ação histórica e inédita, o diretor da Elektro propôs a substituição das bombas da captação, ponto onde há o maior consumo de energia elétrica, para que possa haver uma redução no valor da conta. O investimento a ser feito no ponto de captação do rio Moji-Guaçu está na casa de R$ 500 mil, que correrá por conta exclusiva da Elektro, sem contrapartida da Prefeitura e nem da autarquia.
Na semana passada, o gerente institucional da Elektro, Pedro Francisco Silva, se reuniu com o prefeito Maurício Rasi e o superintendente do Saef, quando o contrato foi assinado. “A instalação dos equipamentos começará em breve. Este projeto de otimização do uso de energia proporcionará grande economia para a municipalidade, tendo como justificativa a eficácia já comprovada”, disse Pedro.
Para Utinetti, os investimentos representam grande avanço. Porém, ainda há muito a se fazer para melhorar o sistema de abastecimento de água no município. “Precisamos de investimentos em outras áreas da autarquia para chegarmos num ponto satisfatório”, comenta.
Os equipamentos que serão instalados no local são de última geração, aumentando a eficiência e o alto rendimento, ou seja, com a mesma quantidade de energia será possível captar um volume maior de água. Além disto, as bombas possuirão telemetria, via ondas de rádio, possibilitando que a operação de captação e armazenamento na estação de tratamento seja automático, eliminando o desperdício de água neste ponto.
É a primeira vez que a Elektro disponibiliza uma otimização para um serviço de água e esgoto. Normalmente estes recursos são utilizados em hospitais, creches, abrigos e outros setores sociais.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Ferreira