O pedestre tem preferência quando estiver atravessando a faixa em qualquer via pública. Está no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997, nos artigos 70 e 71. Mas na prática, a maioria dos motoristas não cumpre esta norma. São Paulo está entre os estados que mais desrespeitam os pedestres, só perde para Bahia e Rio de Janeiro. Em 2009, 671 pessoas morreram atropeladas em São Paulo.
Em Brasília- DF ficou demonstrado que a civilidade pode ser colocada em prática. Pode-se dizer que 99% dos motoristas do Distrito Federal têm gosto em cumprir a Lei e o fazem espontaneamente, sem a presença de sinal vermelho, fiscais de trânsito e controle eletrônico. E é isso que a população ferreirense espera que aconteça em Porto Ferreira.
Recentemente funcionários da Prefeitura pintaram as faixas de pedestres nos principais cruzamentos do centro de Porto Ferreira, mas os motoristas continuam desrespeitando. Neste caso, a Polícia Militar, único órgão que pode multar infrações de trânsito na cidade, não pode fazer nada. “Não podemos multar um motorista por não ter parado para o pedestre passar. Só multamos se o carro estiver estacionado em cima da faixa”, diz o comandante da PM capitão Valdemir Dias.
Estacionar na faixa de pedestre é infração grave. Gera cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. Parar sobre a faixa na mudança de sinal é infração média, com multa de R$ 85,13 mais quatro pontos na habilitação. Vale a regra: se o motorista percebeu que o trânsito está parando, então, ele deve parar antes da faixa.
Mas a prioridade da Polícia Militar é o combate ao crime. “Se durante o patrulhamento de combate ao crime, o patrulheiro observar alguma infração de trânsito, ele multa. Mas não temos ninguém encarregado só em fiscalizar. O ideal para o futuro é que a cidade tenha um departamento de trânsito e agentes exclusivos para fiscalizar”, diz o capitão da PM. Porto Ferreira também não possui pátio e guincho municipal, o que impede a remoção do veículo se ele estiver parado em cima da faixa ou em outro local proibido. Por isso a melhor solução é respeitar. Lembre-se que ao sair do carro todos se tornam pedestres.