O CPF news, informativo da Cerâmica Porto Ferreira, em matéria de capa destaca que nossa cidade ganhou uma avenida que tem história. Refere-se a renomeação da Avenida 24 de Outubro para Avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, trazendo um breve relato sobre o homenageado.
Diz o texto que em 1951 o Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz assumiu a superintendência da Cerâmica Porto Ferrteira com vontade férrea de vencer, e que por meio de seu vasto conhcimento, idealizou o grande projeto de expansão da empresa.
No final da década de 1960 assumiu o cargo de Diretor Presidente, onde permaneceu por 38 anos e realizou inúmeras conquistas que ainda hoje nos inspiram e refletem a dedicação, o suor daquele que consideramos um verdadeiro herói. Nada mais justo do que ser lembrado todos os dias.
Na noite de 19 de abril aconteceu a cerimônia de renomeação da Avenida 24 de Outubro para Avenida Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz.
A mudança da denominação da avenida foi sancionada pelo prefeito Dr. Maurício Sponton Rasi através da Lei n° 2.757, de 14/04/2010 e a homenagem ocorreu no dia em que o Dr. Nicolau, como todos o conheciam, fazia aniversário.
Durante mais de cinco décadas o Dr. Nicolau comandou a Cerâmica Porto Ferreira e presidiu várias entidades nacionais e internacionais representativas do setor, contribuindo para que o nome da Porto Ferreira, a empresa e a cidade ganhassem destaque mundo afora.
A Cerimônia de descerramento da placa comemorativa alterando o nome da avenida, foi realizada em frente a portaria principal da Cerâmica Porto Ferreira e contou com a presença de autoridades, familiares, empresários, aposentatos da empresa e por funcionários.
Na ocasião discursaram o Presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio, o Sr. Edison de Toledo e por fim o prefeito, Dr. Maucício.
Merece ser registrado que Dr. Nicolau tomou parte, colaborou financeiramente e como engenheiro em obras em Porto Ferreira idealizou o Jardim Primavera, atuou fortemente na construção da Igreja Matriz de São Sebastião, em todas as obras da Santa Casa de Misericórdia de Porto Ferreira, hoje Hospital Dona Balbina, escolas, centros recreativos, Rotary Clube e muitas outras obras de menor relevância. Um de seus últimos atos em benefício de Porto Ferreira foi a doação de toda a área do Aeroporto para loteamento popular e uma ou duas quadras ao Hospital Dona Balbina.
Porto Ferreira cidade que adotou como sua possuindo o título de Cidadão Ferreirense, era para ele, motivo de muito orgulho.
No dia 02 de janeiro de 2007 faleceu no Hospital Albert Einstein em São Paulo; o sepultamento realizou-se no dia seguinte na cidade de Porto Ferreira, sendo acompanhado por centenas de amigos e admiradores.
O ramo cerâmico, a Cerâmica Porto Ferreira, as associações que fundou, a cidade de Porto Ferreira, seus amigos e familiares sem dúvida sentem-se honrados de terem em suas vidas homem de maior gabarito que foi Dr. Nicolau Forjaz.
Fonte: CPF News e biografia do homenageado