Na noite de hoje (02 de julho), a Câmara Municipal de Porto Ferreira estará entregando uma homenagem aos Bombeiros que se destacaram pelos seus trabalhos no último ano, é a Medalha Bombeiro do Ano.
O evento será na Câmara Municipal, às 19h30, e acontece quando se comemora o “Dia do Bombeiro”.
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava o serviço de extinção de incêndio, pela primeira vez no Brasil. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. A data para homenagear os bombeiros foi decretada oficialmente no Brasil no ano de 1954.
A profissão de bombeiro merece ser valorizada e reconhecida pela sociedade, pois colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.
Os bombeiros são profissionais preparados para o combate a incêndio, resgatae de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, e até retirada de enxames de abelhas de lugares inadequados.
Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários.
Os bombeiros também desenvolvem trabalhos para a comunidade, como a que será realizada amanhã (03 de julho), onde a Base de Bombeiros de Porto Ferreira estará realizando juntamente com o hospital Dona Balbina a Campanha Bombeiro Sangue Bom, no quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Júlio de Oliveira Dorta, nº1265, Recreio Aeroporto.
A campanha para a coleta de sangue terá seu início às 08 horas e término às 12 horas. Os doadores deverão comparecer de posse do documento de identidade.
O Corpo de Bombeiros pode ser acessado pelo telefone 193, número que deve ser preservado de trotes e brincadeiras, para não atrapalhar o salvamento de vidas que estejam em perigo.