Um belo exemplar de manacá-da-serra-anão pode ser visto em Porto Ferreira. O arbusto florido foi fotografado em uma residência localizada no cruzamento da Rua Cel. João Procópio com a Rua Francisco Prado.
O manacá-da-serra é uma árvore da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As flores, vistosas e duráveis, desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.
O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos.
O exemplar fotgrafado na região central da cidade é uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão, que as vezes é encontrada em mercados e floriculturas da cidade. Esta variedade, conhecida como ‘Nana’, alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, como estamos verificando na residência localizada em nossa cidade, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.
O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. A variedade ‘Nana’ (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.
Mais informações sobre o manacá podem ser encontradas em: www.jardineiro.net