O Censo é realizado a cada dez anos e serve para avaliar a situação de vida da população e acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução da sociedade ao longo do tempo. As informações coletadas serão utilizadas na definição de políticas públicas, tais como áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia, programas de assistência. Além disso, os resultados do Censo ajudam a iniciativa privada a tomar decisões de investimentos como a seleção de locais para a instalação de fábricas, shoppings, escolas, creches, cinemas, restaurantes, entre outros.
Porto Ferreira conta com um agente municipal, cinco supervisores e 44 recenseadores que estarão trabalhando entre 1º de agosto e 31 de outubro. Os recenseadores estão divididos por setores, onde cada um deles possui 300 domicílios. O início da coleta de dados teve início no dia 03 de agosto e vai até 15 de outubro.
De acordo com a agente municipal Ananda Vendrami, a coleta de dados está lenta, pois além dos recenseadores não estarem trabalhando com o colete de identificação, que só deve chegar ao final do mês, eles estão encontrando as residências fechadas, já que a maior parte da população está trabalhando no horário das visitas.
Atualmente o recenseador pode ser identificado pelo uso de um boné do Censo 2010, um computador de mão que serve para coletar os dados (PDA- Personal Digital Assistant) e por documento de identidade (com nome e foto). O IBGE também dispõe de um número de telefone gratuito (0800-7218181) para o qual a população poderá ligar para conferir se a pessoa é mesmo o recenseador do IBGE. Em Porto Ferreira o telefone do posto de coleta é 3581-2407.
A sociedade tem a obrigação de prestar as informações estatísticas de acordo com a Lei n° 5.534, de 14 de novembro de 1968. Nesta mesma data a Lei n° 5564 atesta que a “não prestação de informações nos prazos fixados” gera multa de até dez vezes o maior salário mínimo vigente no país e que este pagamento não exonera o infrator da obrigação de prestar as informações no prazo fixado no auto de infração.
Outro ponto importante é que o questionário do Censo 2010 somente poderá ser respondido pela internet nas cidades com mais de 500 mil habitantes, o que deixa Porto Ferreira sem esta opção.