A Associação dos Canoeiros participou na manhã de hoje do desfile de 7 de Setembro em Porto Ferreira e aproveitou a oportunidade para distribuir à população um breve histórico do Rio Mogi Guaçu, com o título: Mogi Guaçu o “Rio Amigo” da nascente a foz, ilustrado com diversas fotos do rio, assim como duas fotos aéreas da região da ponte velha , uma de 1945 e outra de 2008.
Transcrevemos abaixo o texto elaborado por Sérgio Aparecido Antonini.
Rio Mogi Guaçu, que na linguagem tupi-guarani significa “cobra grande, nasce com a denominação de córrego do Corisco, a 1.520 metros de altitude, no Morro do Curvado, Bairro dos Araújos, porção sul do município de Bom Repouso, região Sul/Sudeste de Minas Gerais. Após percorrer 15 km, com largura média de 5 (cinco) metros, recebe o nome de Rio Mogi guaçu próximo a cidade de Tocos do Mogi-MG.
Num percurso total de 473 quilômetros dos quais 95,5 em terras mineiras e 377,5 quilômetors em terras paulistas, encontra-se com as águas do Rio Pardo, no município de Pontal, atingindo 150 metros de largura, a uma altitude de 490 metros em relação ao nível do mar, com um desnível de 1.030 metros da sua nascente.
Neste percurso desenvolve várias cachoeiras e corredeiras. No município de Porto Ferreira, percorre cerca de 18 km, e destaca-se as corredeiras de Santa Helena, Boa Vista, dos Patos, Itapecerica, e o Parque Estadual de Porto Ferreira – “Mata do Procópio”.
Em sua bacia hidrográfica estão instalados 47 municípios. Destes, 38 estão em território Paulista, com uma população estimada em mais de um milhão e trezentos mil habitantes. Das 113 (cento e treze) espécies de peixes identificadas, 17 (dezessete) já desapareceram de suas águas, sendo que um dos peixes símbolos do nosso Rio, a Piracanjuba, teve seu último registro de captura em novembro de 1978, com tamanho de 74,5 cm e peso de 4,4 kg (quatro quilos e quatrocentos gramas).
A Associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçu de Porto Ferreira foi fundada em 1997 e é uma entidade sem fins lucrativos, e que dentro dos seus objetivos inclui a valorização e preservação do Rio Mogi Guaçu.
A Associação está programando para 2011 uma expedição para navegar por mais 200 km pelo Rio Grande, até a barragem de Água Vermelha. A Associação registra e documenta suas atividades, contribuindo para um importante acervo sobre o nosso Rio Mogi Guaçu, com algumas imagens já disponibilizadas em nosso site na estação “fotos”.
Veja mais imagens do desfile na estação “fotos” do site