No último dia 15/10 o prefeito em exercício Saldanha Leivas Cougo, acompanhado do professor Paulo Roberto Bernardo, presidente do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), de Tiago Varisi, chefe da Divisão de Planejamento Urbano, e de Benedito da Silva Marcondes (Capitão Marcondes), representando a Comissão Municipal dos Portadores de Deficiência, foram recebidos na cidade de Bauru pelo assessor especial de acessibilidade daquele município, Fabio Manfrinato.
A comitiva se reuniu na sala de reuniões da Prefeitura de Bauru, onde debateu sobre as ações e ferramentas adequadas para a implantação de uma política participativa e democrática, visando garantir os direitos da pessoa com deficiência.
Atualmente Bauru é reconhecida como uma das cidades que mais investem na área de inclusão da pessoa com deficiência no Estado de São Paulo e a troca de informações e experiências contribuirão para os acertos nas ações que a atual Administração vem realizando em prol do cidadão ferreirense. É sabido que, na prática, crianças, jovens, mulheres e homens com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais enfrentam obstáculos que os discriminam e os impedem de exercer plenamente seus direitos, dificultando o acesso à educação, saúde, trabalho, locomoção, transporte, cultura e lazer.
Durante a conversa, Tiago Varisi enfatizou a importância dos trabalhos da Comissão Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), que atualmente vem sendo reestruturada, com a importante ajuda do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) e de acordo com as diretrizes da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), que inclusive prevê uma conferência pública municipal, a ser realizada até o final deste ano.
“É preciso saber como vivem, conhecer suas necessidades, expectativas e alternativas, construindo um entendimento participativo e democrático, pelo qual todos sejam incluídos no universo dos direitos e deveres. Assim podermos garantir condições de vida com dignidade à pessoa com deficiência”, comentou Saldanha Cougo.
Manfrinato colocou-se à disposição para ajudar em todas as ações voltadas à inclusão das pessoas com deficiência de Porto Ferreira. Informou também o endereço de seu site, onde tira dúvidas e orienta os internautas sobre o assunto (www.fabiomanfrinato.com).
Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Ferreira