O vereador Élcio Arruda (PPS) solicitou através de indicação n°302/2010 amplos estudos para implantação em Porto Ferreira de um cadastro municipal de animais, principalmente para cães e gatos.
O vereador em sua justificativa relatou que de longa data vemos em jornais e ouvimos em rádios do município, que um grande número de animais são perdidos e não são mais localizados pelos seus donos, causando muitos transtornos aos mesmos e principalmente aos animais que ficam perdidos, e na maioria das vezes ‘morrem’, ou por falta de alimentação ou atropelados por veículos.
Esta medida também evitaria que proprietários de animais os abandonem nas ruas da cidade.
Todos os animais do município teriam uma identificação própria e seus donos teriam um tempo hábil para o cadastramento, que seria feito na vigilância sanitária do município.
“Tenho certeza que estaremos minimizando muito este problema, não só de saúde pública , como também de caráter social. As crianças também são as que mais sofrem quando perdem seu animal de estimação, causando muitos problemas familiares e até afetando seu rendimento escolar. Pretendo também com este cadastro evitar que um grande número de animais, principalmente cães, sejam abandonados por seus donos. Este projeto poderá se ‘juntar’ ao projeto para criação do Cento de Zoonoses no município de autoria do vereador Maguila. Estarei enviando nos próximos dias anteprojeto de lei para apreciação do executivo, para termos mais êxito no pleito, e com mais detalhes quanto a sua implantação, A próxima etapa do projeto em defesa dos animais seria também um mutirão de castração de cães e gatos”, finalizou Arruda.