A última etapa de 2010 do projeto Nossas Raízes, Nossos Valores, foi uma comemoração referente ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último sábado (20/11).
Algumas escolas do município fizeram suas festividades nas próprias unidades, pelo fato de ter sido dia letivo. Na segunda-feira (22/11), as escolas Agostinho Garcia e Jandyra Vianna Forjaz, a creche Asmelide Zuzzi Bruno e o Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira homenagearam Élzio Casemiro, Gilberto Aparecido Pereira e Teresinha Gaspar de Oliveira.
Além das homenagens, alunos, diretores, professores e colaboradores destas unidades escolares prepararam apresentações referentes ao tema, que completaram a noite de forma brilhante, mostrando um pouco da trajetória do negro na sociedade brasileira.
O projeto
O projeto Nossas Raízes, Nossos Valores, inserido no calendário escolar da rede municipal de ensino, tem como objetivo resgatar valores, como o próprio nome já diz, além de ser uma ferramenta para que os alunos conheçam aspectos e particularidades de pessoas que contribuíram e/ou contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Cidadãos que têm afinidade e raízes com Porto Ferreira.
A cada mês as unidades escolares, com a participação da equipe pedagógica do Departamento de Educação e do Museu Professor Flávio da Silva Oliveira, homenageiam e desenvolvem atividades relativas a um determinado tema.
O projeto retorna com novas etapas a partir do próximo ano, com novos temas e homenageados.