Antes de participar da abertura do ENAI nos dias 1 e 2 de dezembro, o presidente do Sindicer, Elio Bonelli, participou de um café da manhã, realizado no Hotel Transamérica da capital paulista, contando a com participação de empresários e líderes dos 132 sindicatos associados à Fiesp. Na ocasião, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, destacou o espírito de confraternização e de troca de idéias do encontro.
Skaf aproveitou, ainda, a oportunidade para informar que na quinta feira, dia 02 participaria, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de reunião de despedida do governante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
Skaf foi membro do órgão consultivo da Presidência da República, formado por representantes de diversos setores da sociedade, também conhecido como “Conselhão”.
A participação do Sindicer nos eventos de em defesa da indústria se estendeu pelos dias 01 e 02 de dezembro, com a participação no 5º ENAI Encontro Nacional da Indústria, que pela primeira vez foi realizado na cidade de São Paulo.
O tema do 5º ENAI (Encontro Nacional da Indústria) foi “A Indústria pela Competitividade na Economia Brasileira”
Competitividade
Em seu discurso para os cerca de 1.500 empresários que compareceram ao ENAI, Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), enfatizou que a competitividade deve estar no centro da agenda do País e da sociedade brasileira.
“A instabilidade internacional e a perda de dinamismo das economias desenvolvidas geram incertezas, alteram os fluxos de capital, impactam nosso país e afetam a competitividade”, salientou Andrade.
Investimentos
Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou que os investimentos previstos para os próximos quatro anos no Brasil estão estimados em R$ 1,6 trilhão, R$ 600 bilhões a mais do que no atual governo.
Fonte: Agregare, Central de Serviços