Os usuários do Portal da Transparência contam, a partir de hoje, com três novas opções de consulta, lançadas para ampliar e aprimorar suas funcionalidades. As novidades foram anunciadas hoje (09) pela diretoria de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Vânia Vieira, durante evento comemorativo do Dia Internacional contra a Corrupção.
A primeira nova opção é a Consulta por Programa de Governo, que apresenta de forma detalhada as informações de cada uma das ações orçamentárias do Governo Federal. Já a opção Download de Consultas permite acesso direto à base de consultas disponíveis para download, em formato de planilha, apropriado para a obtenção e armazenamento de dados.
Por fim, a opção Portal de Gráficos oferece a visualização de algumas consultas do Portal em forma de gráficos. Por exemplo, a do Bolsa Família, a de Transferências de Recursos por Localidade e a Consulta por Função de Governo.
Ao fazer o lançamento dessas novas opções de consulta, Vânia Vieira disse que esse esforço permanente de avanço e aprimoramento do Portal da Transparência garante ao Brasil posição de destaque, alcançada por poucos países do mundo em matéria de transparência pública.
Conferência e Cadastro
A diretora de Prevenção da Corrupção da CGU comunicou também ter o Presidente da República assinado decreto de convocação da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência Pública e Participação Social, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2011, e terá como tema central “A Sociedade no Acompanhamento da Gestão Pública”.
A convocação da conferência foi solicitada por mais de 300 representantes da sociedade civil, que entregaram documento ao ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, durante o 1º Seminário Nacional de Controle Social, realizado em setembro de 2009. A conferência visa a debater e propor ações capazes de promover a participação da sociedade civil na gestão pública e de fortalecer a interação entre sociedade e governo, bem como estimular os órgãos públicos a implementar mecanismos de incremento da transparência.
Por fim, ao lado do vice-presidente do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, Paulo Itacarambi, Vânia Vieira lançou o Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade, o “Cadastro de Empresas Pró-Ética”, resultado de parceria entre a CGU e o Instituto Ethos.
O cadastro visa destacar empresas que invistam na ética e na integridade, implementando medidas de governança corporativa e de prevenção da corrupção. Para integrar o cadastro, as empresas terão de cumprir um rol de exigências fixadas no regulamento, entre as quais dar total transparência às doações para campanhas políticas.
Fonte: www.24horasnews.com.br