A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou, no domingo, dia 16, à disposição da população fluminense atingida pelas enchentes rações usada em “situação de combate”. A alimentação é oferecida às pessoas que estão em áreas de difícil acesso nas cidades da região serrana do estado.
A ração operacional é produzida pela FAB na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga, em conjunto com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, e foram encaminhadas rações de dois tipos, as R2A e R4C.
O tipo R2A é utilizado em situação de combate, contendo refeições para café da manhã, almoço, jantar e ceia, além de suco, achocolatado, repositor eletrolítico, café em pastilha e sobremesa. Acompanha este tipo de ração um kit com reagentes químicos utilizado para aquecer a refeição.
A do tipo R4C é utilizada em sobrevivência no mar e contém água, jujubas e chicletes.
“A alimentação é utilizada pelas tropas das Forças Armadas e atende às necessidades diárias do militar em situações de combate, campanha e de sobrevivência em lugares onde o preparo de alimentos é difícil ou inviável”, diz nota da FAB.
Edição: João Carlos Rodrigues – Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil