No Brasil, hoje com 190 milhões de habitantes, são vendidos aproximadamente 15 milhões de computadores por ano, em uma média de mais de 20 computadores por minuto.
Com esta marca o país fica atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido, sendo o quinto maior mercado de informática do mundo. Quanto fecharem os números referentes ao ano de 2010 inclusive, o Brasil chegue ficará na terceira posição, atrás apenas de Estados Unidos e China.
Essa enorme massa de computadores instalados e conectados a internet anualmente no Brasil, seja: nas empresas, nas residências das famílias ou então em Lan-houses por todas as cidades, tem levado novas informações, noticias e novos serviços a todos os cantos do país, melhorando a vida de muita gente.
Talvez muita gente não sabe, mas o Brasil é o único país do mundo onde 100% das eleições são eletrônicas. De prefeito a presidente, de nível municipal a federal, no Brasil todo o processo é automatizado.
A experiência de eleições eletrônicas no Brasil, de inicio muito criticada por especialistas Brasileiros e de diversos países, hoje em dia é considerada um grande sucesso no mundo, as eleições eletrônicas brasileiras sendo consideradas as mais seguras e rápidas eleições do mundo.
O Pregão Eletrônico é uma modalidade de licitação ( leilão ao contrário onde quem oferece os menores preços com a qualidade mínima vence ) criada pelo governo Brasileiro em 1998 para aumentar a competição e reduzir os custos.
Através desta nova modalidade empresas de todos os estados do Brasil podem ter acesso livre a informações sobre as licitações, diminuindo um pouco talvez no início a chances de corrupção e tornando estes leilões mais concorridos e competitivos.
A mais recente experiência eletrônica do Brasil foram as inscrições eletrônicas de nível continental. Este ano, as inscrições para o Novo ENEM foram totalmente realizadas pela internet.
Apesar dos alunos terem enfrentados alguns problemas, parte devido a falhas no site e parte devido à inexperiência em usar este serviço, o resultado pode ser considerado um sucesso, já que mais 4,5 milhões de pessoas fizeram as suas inscrições pelo computador, 500.000 alunos a mais que no ano anterior.
O Portal da Transparência, lançado em novembro de 2004, foi criado para ser um canal direto entre os cidadãos e o governo, permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar como o dinheiro público está sendo gasto.
Através deste site, qualquer pessoa pode ter acesso a informações dos gastos das cidades, estados e do governo federal. O acesso ao site é totalmente livre e anônimo, não sendo necessária nenhuma senha ou autorização para ver estes dados.
Com o objetivo de combater a corrupção no Brasil, os dados do o portal da transparência já ajudaram a confirmar e denunciar diversos casos de roubo e desvio de dinheiro público.
Fonte: www.guiadacarreira.com.br , www.cartamaior.com.br e http://cbjm.wordpress.com/