O vereador Rômulo Rippa apresentou na última sessão da Câmara Municipal, 14 de fevereiro, a sugestão da criação do Plano Diretor de Turismo de Porto Ferreira.
A Indicação 59/2011 foi encaminhada ao Prefeito Dr. Maurício Sponton Rasi através de oficio da Mesa Diretora do Legislativo ferreirense.
Plano Diretor é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. Ele apresenta um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal.
Neste caso o Plano Diretor de Turismo seria a carta de desenvolvimento da atividade econômica e cultural do turismo em Porto Ferreira. Através do georeferenciamento de áreas e atrações turísticas, acadêmicos e técnicos apresentariam projetos como identificação de casarões históricos, criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), capacitação de recursos humanos para acolher turistas, Centro de Informações Turísticas, entre outros.
Segundo a propositura do vereador, a execução deste Plano Diretor de Turismo colaborará no pedido de emendas orçamentárias na área junto ao Estado e à União.
Rômulo Rippa alegou que “Por Porto Ferreira ter grande potencial no turismo comercial é que precisamos planejar melhor e definir objetivos para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade no setor.”
“E quando existirem possibilidades de investimentos públicos com esse foco, que as ações sejam mais eficientes” comentou Rippa quando alegava que a construção da Central do Turista foi uma conquista do governo que deveria ter sido melhor planejada, com sua construção e moldes de atuação em um local de mais fácil acesso aos turistas.
Fonte: Vereador Rômulo Rippa