Na quarta-feira 23, durante o 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos que aconteceu na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, houve o lançamento da edição 2010 do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS), com dados coletados em 2008 pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
O presidente do Instituto do Legislativo Paulista – ILP, Roberto Lamari, explicou que o IPRS é um importante instrumento de gestão dos prefeitos e vereadores, que possibilita o estabelecimento e a cobrança de metas e permite a correção de rumos de trabalho. É extremante importante a utilização desse índice porque ele pode balizar o administrador. O presidente do Instituto do Legislativo Paulista ainda lembrou que o intervalo de atualização do IPRS é de dois anos, período suficiente para permitir aos vereadores estabelecer metas e cobrar resultados. “Assim, os prefeitos podem se organizar de uma melhor forma em prol de maiores benefícios à população de suas cidades.”
O IRPS segue o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a chefe da Divisão de Metodologias do Seade, Ana Paula, responsável técnica pela construção do índice.
PORTO FERREIRA
O município de Porto Ferreira está incluído no Grupo 2 da análise, que engloba localidades com bons níveis de riqueza, que não refletem nos indicadores sociais, os quais se situam aquém dos registrados pelos municípios pertencentes ao Grupo 1. No grupo 2 estão os municípios com alta riqueza, mas baixa, média ou alta escolaridade ou longevidade .
Porto Ferreira está incluído no grupo dos municípios da Região Administrativa Central.
No ranking de riqueza, onde foram avaliados 645 municípios do estado, Porto Ferreira ocupa a 109ª posição ( a mesma de 2000, quando ocupava a 110ª posição).
No ranking da “Longevidade”, Porto Ferreira ocupa a 213ª posição, sendo que em 2000 ocupava a 192ª posição.
Quanto a avaliação de “Escolaridade”, Porto Ferreira ocupa a 427ª posição. Em 2000 ocupava a 135ª posição.
Uma análise preliminar indica uma piora significativa dos indicadores sociais de Longevidade e Escolaridade em 2008 em relação a 2000, embora a posição de “Riqueza” no Estado tenha permanecido a mesma.
O trabalho completo por ser encontrado no site do Seade: www.seade.gov.br/projetos/iprs