Os prefeitos da região central paulista se reuniram na manhã do último dia 10/3, na Sala dos Prefeitos Antônio Massei, na Prefeitura sãocarlense, para formalizar a criação da Associação dos Municípios do Entorno de São Carlos (Amesc), que tem por objetivo viabilizar a liberação de recursos e desenvolver projetos em parceria com as cidades da microrregião.
Além do prefeito anfitrião Oswaldo Barba, estiveram presentes no evento o idealizador da Associação, o deputado federal Newton Lima (PT-SP), o vice-prefeito sãocarlense, Emerson Leal, e os prefeitos de Ribeirão Bonito, Paulo Veiga; de Porto Ferreira, Maurício Rasi; de Itirapina, Omar de Oliveira Leite; de Brotas, Antônio Salla; de Dourado, Edmur Buzzá; de Santa Rita do Passa Quatro, Mauro Zorzi; e o secretário de Planejamento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado, Edner Tortella.
A criação da associação irá diagnosticar os problemas que impedem o crescimento regional, tendo como foco o desenvolvimento de áreas como a Saúde, Segurança, Educação, Turismo e Desenvolvimento Industrial.
Para Newton Lima, a criação da Associação é uma forma de potencializar projetos de interesse comum entre as cidades. “Várias ideias foram apresentadas para o desenvolvimento da microrregião. Tenho certeza que, com essa associação, nós teremos muito mais força junto ao Governo Federal e agências internacionais para que possamos melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da nossa região”, declara o deputado federal.
A reunião debateu, de forma preliminar, projetos na área ambiental, como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, saneamento básico, projeto Viva o Broa, combate às drogas, entre outros temas.
Durante a reunião o prefeito Osvaldo Barba ressaltou que os municípios da região de São Carlos necessitam desta articulação para melhorar o relacionamento com os demais entes da federação. “A união dos municípios irá facilitar a nossa relação com o Estado e com a União, pois irá demonstrar uma visão regional de desenvolvimento”, explicou.
A Associação será composta pelas cidades de São Carlos, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira, Itirapina, Brotas, Dourado, Santa Rita do Passo Quatro e Descalvado. Os prefeitos decidiram que em um mês voltam a se reunir para aprovar um regulamento. Neste período outros municípios devem ser convidados a participar.
O prefeito Maurício Rasi concorda com o pensamento do prefeito Barba e reafirma esta forma de articulação política como uma ferramenta importante no desenvolvimento regional. “As melhorias serão perceptíveis em todos os municípios que compõem o bloco. Acredito ser um modelo de gestão que facilita as articulações junto a outras esferas governamentais”, disse.
Fonte: AECI